ISSN 2039-1676


Marcelo Almeida Ruivo dos Santos


Professor em Direito Penal

Doutorando em Ciências Jurídico-Criminais na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (2009), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT-Portugal).

Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008).

Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006).

Pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pelo Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2005).

Professor convidado do Mestrado em Criminologia do Instituto Superior Bissaya Barreto (Portugal).

Professor das Especializações em Direito Penal e Processo Penal da Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos - Brasil) e da Faculdade de Direito do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter - Brasil).

Pesquisador junto ao Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Strafrecht em Freiburg im Breisgau, Alemanha, (2009 e 2011-2012).

Pesquisador junto à Squire Law Library of University of Cambridge, Inglaterra, (2010).

Pesquisador junto à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, (2007), mediante apoio financeiro da Universidade de Coimbra em conjunto com o Banco Totta.

Pesquisador junto à Facultad de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid, Espanha, (2005).

Membro da Delegação Brasileira junto ao International Forum on Crime and Criminal Law in the Global Era (IFCCLGE), Pequim, China (desde 2012), do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCrim); da Société Internationale de Défense Sociale pour une Politique Criminelle Humaniste (SIDS); do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP) e do Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (ITEC).